XV edição do Encontro Luso -Brasileiro de Juristas do Trabalho, JUTRA, entidade que congrega advogados, juizes, juristas, procuradores do trabalho, auditores fiscais do trabalho, promotores e estudiosos do Direito do Trabalho Portugal e Brasil.
Em 11 e 12 de abril de 2019, a JUTRA celebrará o seu 15º Encontro anual.
CIDADE SEDE
A cidade que sediará será a linda Belém do Pará, lugar em que Portugal e Brasil sempre se encontraram em suas respectivas diversidades.
Juristas portugueses e brasileiros debaterão as suas realidades, com um especial olhar para a região norte do país: um panorama local que bem nos propicia uma visão global do mundo do trabalho, com as suas particularidades.
Além do local, o tempo nos proporciona uma bela reflexão.
Será em abril de 2019: Reformas em discussão; Constituições em debate. O mundo convulso em disputas econômicas. O centenário do Tratado de Versalhes, da instituição da Organização Internacional do Trabalho. O direito do trabalho entre a progressividade e o retrocesso.
O título do Encontro é sugestivo: Onde vamos, Pará? Vamos Pará!
O público alvo não é composto apenas pelos integrantes da JUTRA. A par dos associados, queremos reunir profissionais, advogados, membros do Ministério Público, juízes, servidores públicos, administradores, sindicalistas, empresários e trabalhadores afetos ao mundo do trabalho. Todos serão bem vindos. Ninguém solta a mão de ninguém!
Um carinho especial é dedicado aos estudantes.
Teremos uma importante atividade acadêmica, com grupos de trabalho (vejam na aba Orientação para trabalhos, onde consta o Edital de Convocação de Trabalhos). Professores especialmente dedicados a isso comporão as bancas de debates, como uma enorme contribuição ao desenvolvimento acadêmico dos pesquisadores e
Haverá a oportunidade de desfrutar das instalações da Universidade Federal do Pará, onde seremos recebidos pelo seu Instituto de Ciências Jurídicas e pela acolhedora gente do Grão-Pará.
A programação revelará uma particular dedicação ao prestígio que a JUTRA, Associação presidida por uma colega portuguesa, reserva às mulheres, que constituem absoluta maioria daqueles a quem se reserva a fala. Todos os gêneros, no entanto, são bem-vindos, respeitados e a eles reservaremos uma escuta ativa, atenta, atenciosa e acolhedora.
Vamos todos a Belém!
Luís Carlos Moro
Presidente da Delegação Brasileira
Vice-Presidente da Direção Geral